Google Acadêmico artigos científicos

O Google Acadêmico é capaz de facilitar muita suas buscas para fazer trabalhos, estudar ou ainda adquirir novos conhecimentos.

Sem nenhuma dúvida, hoje o Google é de longe o maior site de pesquisa da web. Antigamente tínhamos outras plataformas do gênero como o Yahoo! e Uol, mas nenhum chegou à um nível tão grande de eficiência nas pesquisas como o Google. Mas ele resolveu ir mais além, criando um site próprio para pesquisas de cunho acadêmico, como artigos publicados em jornais e revistas, literatura escolar e muito mais.

Google Acadêmico 9

Abaixo, separamos algumas dicas pra facilitar a sua navegação pelo Google acadêmico, confira:

Como funciona o Google Acadêmico

Já imaginou se você pudesse de maneira simples pesquisar os principais artigos acadêmicos de forma abrangente? Pois o Google Acadêmico tornou isso realidade. A partir dele você tem acesso a jornais de universidades, literatura escolar e artigos diversos, publicados por editoras e revistas, mas que dificilmente você encontra em outro mecanismo de pesquisa.

Google Acadêmico 4

Assim como acontece no site de pesquisa padrão do Google, sua versão acadêmica filtra os resultados de pesquisa a partir de sua relevância, acesso e frequência de citações em outros artigos. Dessa forma, os conteúdos mais úteis estarão sempre encabeçando os resultados.

Como encontrar artigos científicos

O Google Acadêmico segue um sistema de pesquisa parecido com a sua plataforma original. Digamos que você queira encontrar, por exemplo, artigos sobre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, para isso você deve digitar apenas o nome do artigo a ser encontrado entre “aspas”, como mostrado abaixo. Em seguida clique no ícone da lupa:

Google Acadêmico 13

Dessa forma, você terá como resultado diversos artigos científicos a respeito do mesmo tema, contudo, poderão ter sido publicados por autores diferentes. Assim você tem acesso a conteúdos recentes sobre pesquisas dos campos mais diversos.

Google Acadêmico teses e dissertações

Um dos principais focos do Google Acadêmico ao longo dos seus mais de dez anos de atuação na web sempre foi aprimorar os resultados de pesquisa para que o usuário consiga achar artigos que de fato lhe seja útil. Coisas que você nunca ou dificilmente encontraria em uma biblioteca. Para isso, o Google Acadêmico oferece uma grande opção de filtros que variam entre data de publicação, patentes, citações, entre outros.

Google Acadêmico 2

Por exemplo, se você se lembrar apenas de uma citação de um artigo que seu professor leu na aula, você poderá encontrar o arquivo exato a partir dessa citação, mas terá que marcar a opção de filtro. Abaixo você confere algumas das opções.

FL1

Outra boa dica é pesquisar por autores específicos, seja da área da ciência ou literatura. Esta ação pode ser realizada digitando o nome do autor na barra de navegação do Google Acadêmico. Lembre-se, os filtros podem ajudar a encontrar artigos mais específicos.

28/07/15 por Gilberto

Mais informações por email

Comentar